Gilia Gerling
Regente

Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de maio de 1952 e está radicada em Porto Alegre desde 1975.

Em sua formação, no RJ, destaca os professores: Esther Scliar, Dayse de Lucca (piano) e Iberê Gomes Grosso (cello). No período de 1978 a 1985 dividiu seus estudos entre Porto Alegre e Rio de Janeiro, estudando com: Milton Masciadri (contrabaixo), Roberto André, Jorge Falcione e Jean Jacques Pagnot (cello), Watson Cliss (cello, RJ), Zygmunt Kubala (cello, SP), Cláudio Santoro e Roberto Ricardo Duarte (regência, UFRJ).

Por trinta anos (1975 a 2005) exerceu suas atividades profissionais na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, junto ao Instituto de Cultura Musical e, a partir de 2001, como assessora da Pró-Reitoria de Extensão.

Em 1979, assumiu a regência da Orquestra Infanto-Juvenil da PUCRS, por três anos, até sua extinção. Em 1984 estreou como Maestrina Interna na ópera Il Trovatore, de G. Verdi, participando, desde então, de todas as temporadas líricas do então Centro de Cultura Musical da PUCRS, sendo que, em 1993, atuou como Regente da Ópera Cavalleria Rusticana de Mascagni, o que lhe rendeu láurea da ONU por ter sido a primeira mulher a reger uma ópera na América do Sul.

Com o Coral da PUCRS realizou obras como, Réquiem, Missa da Coroação, Regina Coeli de W.A. Mozart. Missa Santa Cecília, de Gounod, Missa em dó, de L. Beethoven, Missa in Tempore Belli de Haydn, entre outras. Por treze anos consecutivos atuou como regente nos Concertos Comunitários ZAFFARI. Ainda na PUCRS, foi fundadora e regente do Coral da Total Idade, durante seus primeiros quatro anos. O coral foi criado em março de 2001 a partir do Projeto de sua autoria, "Nunca é Tarde para Cantar", destinado a integrantes com faixa etária a partir dos 60 anos. O coral, que até julho de 2005 esteve sob sua direção, contava com 187 integrantes e obteve grande repercussão, inclusive no meio acadêmico, tendo sido tema de vários trabalhos de graduação, mestrado e doutorado.

Em Porto Alegre foi regente-fundadora dos Corais da AMRIGS, Construtora SULTEPA, Cores Vocais de Tintas RENNER e da Orquestra Filarmônica de Novo Hamburgo.

Em 1989, no TANGLEWOOD Music Festival estudou Regência Orquestral com Jeffrey Tate, Roger Norrington, Maurice Abravanel, Seiji Ozawa e Leonard Bernstein, entre outros. Ainda em Tanglewood, participou de cursos específicos para regentes de orquestra, ministrados por renomados solistas, como, Yo-Yo Ma, Isaac Stern , Jessye Norman e Emanuel Ax.

Nesse mesmo ano foi primeiro lugar em concurso internacional de regência em San Francisco, CA. Teve sua classificação empatada obtendo voto de Minerva de Leonard Bernstein.

Em Los Angeles, atuou frente à banda sinfônica da marinha e detém prêmios obtidos em cursos/concursos, como estágio com BBC Singer's (Londres), UCLA Chamber Orchestra, "Regente Revelação" - Folha de São Paulo, entre outros.

No Rio Grande do Sul atuou como regente frente ao coral da Sociedade Pelotense Música pela Música, Orquestra do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Desde setembro de 2005 é coordenadora cultural da LAAPAC- Legião de Assistência ao Paciente com Câncer - no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e dedica-se ao "Espaço de Som, Pessoa e Arte de Gilia Gerling", onde atua como regente do Coral Som, Pessoa e Arte, da orquestra de cordas "Instrumental Musicâmara", além de exercer suas atividades como professora especializada em técnica vocal.