Clique na foto para ampliar Helenita Mello
Soprano

Natural de Porto Alegre. Iniciou aprendizado musical no acordeon e aos 16 anos passou a receber aulas de canto com Erica Rosado. Posteriormente estudou com Frederico Gerling Júnior, por curto período, na década de 60, retomando estudos com o mesmo em 1974.

Apresentou-se em Un Ballo in Maschera e Tannhauser, sob a regência de Pablo Komlós. Com Alfred Hülsberg participou do elenco da Missa Lord Nelson e El Retablo del Maese Pedro. Com o Gunnar Larsen, em O Empresário, de Mozart.

Fez parte, ainda, do elenco de Dido e Enéas, da Flauta Mágica, do Rigoletto, como Gilda, da Lucia de Lammermoor, no papel título, todos sob a direção de Frederico Gerling Júnior, na PUCRS.

Atuou na ópera Missões, de Roberto Eggers e em 1985 participou da montagem da Viúva Alegre, de Franz Lehar, no papel de Valencienne, na OSPA, com regência de Tulio Belardi.

Em sua carreira como cantora, Helenita realizou inúmeros concertos e recitais, tendo se apresentado tanto em cidades do interior como em várias capitais.

Hoje é reconhecida professora de canto, sendo responsável pela formação de excelentes vozes que estão em atividade no país.