Clique na foto para ampliar Hubertus Hofmann
Pianista e Compositor

Gotha, Alemanha (1929) - Porto Alegre (2011).

Aos 7 anos iniciou estudos de piano. Aos 10 ingressou no Coral da Igreja São Thomas, em Leipzig, recebendo um curso completo de música.

Estudou piano, órgão e cravo na Escola Superior de Música em Berlim, onde se formou em piano e licenciatura.

Durante sete anos trabalhou em teatros estatais de Mainz e Munique como correpetidor para óperas, operetas e balé.

Em 1962 radicou-se no Brasil e em 1963 foi contratado Pianista Titular da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, cargo que exerceu até 1998. Nessa fase foi pianista acompanhador da maioria dos cantores líricos que se apresentaram no Estado.

Em 1968 assumiu docência nas disciplinas de Piano, Improvisação, Acompanhamento e Análise Musical no Instituto de Artes da Unversidade Federal do Rio Grande do Sul.

Suas composições começam a definir-se em 1985, tendo sua ênfase em música para o piano: 7 Sonatinas, 18 Improvisos, 10 Estudos, Arco Iris, Valsas, 3 Suites, 3 Cadernos de Leituras(#1 a 260), Momentos Musicais, Serenata Swing, Concertino para Piano e Orquestra de Cordas. Sonatinas para: Violino, Viola, Oboé, Flauta Piccola, Flauta Transversal, Vibrafone, Marimba, 3 Trios para Madeiras. Abertura Mirim, Hino à vida, Concertino Tríplice, Suíte para Cordas.

Gravou 3 CDs: Presença Musical da UFRGS, com composições para piano e sintetizadores, Recital de Piano, com composições suas e de J.S.Bach e a Suíte para Cordas e Sons Transgênicos.