Clique na foto para ampliar Luis Ramires
Barítono

Natural de Porto Alegre. Estudou canto com Lídia Rossi de 1954 a 1959. Fez estudos de violoncelo com Jean Jacques Pagnot. Com o maestro Pablo Komlós, em 1957, interpretou trechos das óperas Rigoletto e Trovador, seguindo-se, por dois anos consecutivos, a interpretação da ópera Hansel und Gretel.

Atuou na Rádio Nacional por várias vezes e na Roquete Pinto em recitais líricos e de autores brasileiros. Em 1966 interpretou Alô, Dolly, ao lado de Bibi Ferreira e Paulo Fortes. Além de apresentações em canais de televisão, em 1967 ingressou na Escola Lírica Carmem Gomes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, aprimorando seus conhecimentos técnicos de cena, dicção, anatomia e fisiologia vocal.

Com a OSPA participou das encenações de Carmen, As Bodas de Fígaro, La Bohème, Rita, Contos de Hoffmann, O Pequeno Limpador de Chaminés, O Barão Cigano, La Traviata e Lo Schiavo e A Viúva Alegre.

Foi um grande incentivador da arte lírica, tendo criado a "Ópera Promoções Artísticas", entidade através da qual organizou inúmeros recitais em Porto Alegre e em várias cidades do Estado.

Dedicou-se, também, ao ensino do canto lírico.