Tulio Belardi
Regente

Tulio Belardi nasceu na Argentina, mas naturalizou-se brasileiro. Cursou seus estudos no Conservatório Universitário de Montevidéu (Uruguai). Foi aluno de violino de seu pai, Mario Belardi e Camilo Guicci e de regência do Maestro Carlos Estrada. Realizou, também, o curso de Regência no Teatro Cólon (Buenos Aires), com o Maestro Roberto Kinsky e no Chile, com o Maestro Vitor Tevah.

Em 1970 transferiu-se para Porto Alegre e foi promovido a regente auxiliar do Maestro Pablo Komlós.

Regeu as principais orquestras da Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, além de ter se apresentado em várias orquestras brasileiras nas principais capitais do país.

Especialmente dedicado à produção operística, operetas e zarzuelas, Tulio Belardi é freqüentemente solicitado a dirigir espetáculos do gênero, despertando entusiasmo da crítica especializada.

Em 27 de setembro de 2001, lhe foi outorgado, pela Câmara Municipal de Porto Alegre, o título honorífico de cidadão integração de Porto Alegre, por sua contribuição para o desenvolvimento social, político, cultural e artístico da sociedade porto alegrense e pela promoção da integração da arte dos países sul americanos com a capital de nosso Estado.

Atualmente, atua como Regente de Orquestra na OSPA.