Clique na foto para ampliar Vera Campos
Soprano

Natural de Cachoeira do Sul, onde iniciou seus estudos de música, estudando canto com Julieta Bernardes e Vilma Sardi. Em 1963 graduou-se no Curso Superior de Música do Instituto de Artes da UFRGS, orientada por Olga Pereira. Um ano depois, em concurso no mesmo estabelecimento, obteve uma Medalha de Ouro. Posteriormente, concluiu o Curso da Escola de Ópera da OSPA.

Vera, que segundo a crítica especializada, “interpreta com suma sensibilidade, amparando-se num belo timbre e excelente dicção”, apresentou-se em Montevidéu com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Tulio Belardi. Em Brasília, em 1982, participou da Flauta Mágica sob a direção de Manoel Ivo Cruz. Em 1984 interpretou Violetta em La Traviata e em 1985 Hanna em A Viúva Alegre, montagens da OSPA.

Tem realizado recitais de música brasileira e de câmara. Já atuou sob a regência de Pablo Komlós, Roberto Eggers, Eleazar de Carvalho, Davi Machado, Arlindo Teixeira, Alfredo Hülsberg, Nestor Wennholz, além dos acima citados.

De seu repertório constam ainda: B. Galuppi, Mozart, Puccini, Bizet, Donizetti, Carlos Gomes, Britten, J. Strauss e Franz Lehar.